segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Poesia Marginal

Na poesia marginal,os artistas daquela epoca de ditadura militar,usavam a poesia de uma forma"discreta" para destacar seus sentimentos,suas situaçoes e o estado da populaçao."A poesia marginal é um saco de gatos",como brinca Chacal,talvez também seja "como se todos estivéssemos escrevendo um poema a mil mãos", como escreveu Cacaso.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na poesia marginal os poetas procuravam diversos meios de diribuir seus poemas a fim de revelar seus sentimentos em relação a ditadura e revelar as novas vozes poéticas.


    Isabele 9º ano D

    ResponderExcluir
  3. Na década de 1970 não era raro encontrar em portas de bares, teatros e cinemas de grandes cidades brasileiras alguns poetas vendendo seus livros, em geral produzidos com parcos recursos gráficos. O conteúdo desses volumes perpetuou-se na memória dos leitores e dos críticos literários sob a denominação de poesia marginal.




    Mariana 9º ano D

    ResponderExcluir
  4. É importante enfatizar que não foi um movimento poético de características padronizadas, foi um momento de libertação dos termos e expressão livre num momento de repressão política nos fins da década de 60.Tudo era considerado suporte para a expressão e impressão das poesias, fosse um folheto, uma camiseta, xerox, apresentações em calçadas, etc.

    Trecho de um poema sem título de Paulo Leminski :

    “Eu hoje, acordei mais cedo
    e, azul, tive uma idéia clara
    só existe um segredo
    tudo está na cara.”

    Luís Gustavo 9º ano D

    ResponderExcluir
  5. A poesia marginal foi uma prática poética marcada pelo artesanal, por poetas que queriam se expressar livremente em época de ditadura, buscando caminhos alternativos para distribuir poesia e revelar novas vozes poéticas.

    É um movimento cultural fundado nos anos 70, os poetas mais marcantes desta época foram Ana Cristina César, Paulo Leminski, Ricardo Carvalho Duarte (Chacal), Francisco Alvim e Cacaso. As poesias eram distribuídas em livretos artesanais mimeografados e grampeados, ou simplesmente dobrados.

    Poetas, universitários e cabeludos eram caras que imprimiam no álcool do mimeógrafo as suas poesias originais. Foram poemas instigantes, carregados de coloquialidade e objetividade.

    ResponderExcluir
  6. aplica-se aqui a um fenómeno específico que surge na poesia brasileira, em fins dos anos 60, nos rastos do boom da Música Brasilera (MPB), representada por Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil... Ou mais especificamente, poesia que se manifesta como um múltiplos desdobramentos do Tropicalismo, lançado por Caetano Veloso com “tropicália”, no pós-64, como um repto à Ditadura Militar que se instalará no brasil

    bruna 9º ano D

    ResponderExcluir
  7. Os comentários estão bastante interessantes. As pesquisas precisam apenas, caso haja trechos extraídos de algum texto, que as fontes sejam indicadas, para que não possamos dizer que é nosso algo que outro escreveu.
    Parabéns, continuem assim!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Os poetas marginais procuravam passar a mensagem de seus poemas de maneira "discreta", não publicavam em livros, mas sim em paredes pixadas, panfletos, emblemas, etc...
    muitas dos poetas marginais escreviam os poemas de forma anonima para não correrem perigos de serem procurados.

    Luan Accioly Martins 9º D

    ResponderExcluir